O uso de drogas por adolescentes e suas percepções sobre adesão e abandono de tratamento especializado Report as inadecuate




O uso de drogas por adolescentes e suas percepções sobre adesão e abandono de tratamento especializado - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Sandra Cristina Pillon ;Revista Latino-Americana de Enfermagem 2011, 19 2

Author: Gabriela Pereira Vasters

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281421955013


Teaser



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Pereira Vasters, Gabriela; Pillon, Sandra Cristina O uso de drogas por adolescentes e suas percepções sobre adesão e abandono de tratamento especializado Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
19, núm.
2, abril, 2011, pp.
Tela 1-Tela 8 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281421955013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latino-Am.
Enfermagem 19(2):[08 telas] mar-abr 2011 www.eerp.usp.br-rlae Artigo Original O uso de drogas por adolescentes e suas percepções sobre adesão e abandono de tratamento especializado1 Gabriela Pereira Vasters2 Sandra Cristina Pillon3 O uso de drogas na adolescência é questão importante a ser debatida pelos prejuízos ocasionados precocemente.
Neste estudo objetivou-se conhecer o uso de drogas entre adolescentes, da primeira experimentação às percepções sobre adesão ao tratamento, com base na pesquisa qualitativa, e se buscou essa compreensão através do ponto de vista dos sujeitos.
Os dados foram analisados por categorização temática.
Quatorze adolescentes foram entrevistados: maioria do sexo masculino, idade entre 14 e 19 anos e baixa escolaridade.
Maconha foi a droga mais utilizada na primeira experimentação.
Amigos, tempo livre e “festas” favoreceram a aproximação às drogas.
Essas também foram utilizadas pelos adolescentes como escape dos conflitos e sentimentos.
Diferentes aspectos intrínsecos e extrínsecos foram referidos como favoráveis à adesão e abandono do tratamento.
Os achados podem contribuir para a elaboração de propostas de intervenções terapêuticas, direcio...





Related documents