Adaptação transcultural e validação de um questionário de conhecimento da doença e autocuidado, para uma amostra da população brasileira de pacientes com insuficiência cardíaca Report as inadecuate




Adaptação transcultural e validação de um questionário de conhecimento da doença e autocuidado, para uma amostra da população brasileira de pacientes com insuficiência cardíaca - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Vanessa Monteiro Mantovani ; Graziella Badin Aliti ; Fernanda Bandeira Domingues ;Revista Latino-Americana de Enfermagem 2011, 19 2

Author: Eneida Rejane Rabelo

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281421955008


Teaser



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Rejane Rabelo, Eneida; Monteiro Mantovani, Vanessa; Badin Aliti, Graziella; Bandeira Domingues, Fernanda Adaptação transcultural e validação de um questionário de conhecimento da doença e autocuidado, para uma amostra da população brasileira de pacientes com insuficiência cardíaca Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
19, núm.
2, abril, 2011, pp.
Tela 1-Tela 8 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281421955008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latino-Am.
Enfermagem 19(2):[08 telas] mar-abr 2011 www.eerp.usp.br-rlae Artigo Original Adaptação transcultural e validação de um questionário de conhecimento da doença e autocuidado, para uma amostra da população brasileira de pacientes com insuficiência cardíaca Eneida Rejane Rabelo1 Vanessa Monteiro Mantovani2 Graziella Badin Aliti3 Fernanda Bandeira Domingues3 Esta pesquisa teve como objetivos realizar a adaptação transcultural de um questionário que avalia o conhecimento sobre a insuficiência cardíaca (IC) e o autocuidado e analisar sua validade de conteúdo e a reprodutibilidade para uso no Brasil.
O processo de validação constituiu-se de tradução, síntese, retrotradução, revisão por comitê de especialistas, pré-teste e verificação das propriedades psicométricas.
A versão final adaptada com 14 questões foi aplicada a pacientes com IC em acompanhamento ambulatorial com a equipe multidisciplinar de um hospital universitário.
Quanto aos resultados, cinco questões apresentaram concordância total, sete obtiveram coeficiente Kappa 0,4, uma obteve Kap...





Related documents