O ensino superior de enfermagem: implicações da formação profissional para o cuidado transpessoal Report as inadecuate




O ensino superior de enfermagem: implicações da formação profissional para o cuidado transpessoal - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Luzia Wilma Santana da Silva ; Eulina Patricia Oliveira Ramos Pires ;Revista Latino-Americana de Enfermagem 2011, 19 2

Author: Emanuelle Caires Dias Araújo Nunes

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281421955005


Teaser



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Dias Araújo Nunes, Emanuelle Caires; Santana da Silva, Luzia Wilma; Oliveira Ramos Pires, Eulina Patricia O ensino superior de enfermagem: implicações da formação profissional para o cuidado transpessoal Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
19, núm.
2, abril, 2011, pp.
Tela 1-Tela 9 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281421955005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latino-Am.
Enfermagem Artigo Original 19(2):[09 telas] mar-abr 2011 www.eerp.usp.br-rlae O ensino superior de enfermagem: implicações da formação profissional para o cuidado transpessoal Emanuelle Caires Dias Araújo Nunes1 Luzia Wilma Santana da Silva2 Eulina Patricia Oliveira Ramos Pires3 O estudo buscou conhecer as percepções de acadêmicos do curso de graduação em Enfermagem acerca de sua formação para o cuidado transpessoal.
Trata-se de pesquisa qualitativa, realizada em quatro universidades públicas da Bahia, com 16 formandos (amostragem não probabilística), através de entrevista semiestruturada, analisada por meio do discurso do sujeito coletivo.
Os resultados expressaram os sentimentos dos discentes diante do desafio do cuidado transpessoal, as habilidades psicocognitivas necessárias para a práxis intersubjetiva, as percepções acerca da grade curricular em relação à dimensão psicoemocional do ser e o desenovelando dos nós críticos – estratégias sugeridas.
As reflexões finais apontam para a necessidade de implementar modificações na formação profissional do enfermeiro, de modo a resgatar o olhar humanístico junto ao científ...





Related documents