Descentralização das ações de controle da hanseníase na microrregião de almenara, minas gerais Report as inadecuate




Descentralização das ações de controle da hanseníase na microrregião de almenara, minas gerais - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Francisco Carlos Félix Lana ;Revista Latino-Americana de Enfermagem 2011, 19 1

Author: Fernanda Moura Lanza

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281421953025


Teaser



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Moura Lanza, Fernanda; Lana, Francisco Carlos Félix Descentralização das ações de controle da hanseníase na microrregião de Almenara, Minas Gerais Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
19, núm.
1, febrero, 2011, pp.
1-8 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281421953025 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latino-Am.
Enfermagem Artigo Original 19(1):[08 telas] jan-fev 2011 www.eerp.usp.br-rlae Descentralização das ações de controle da hanseníase na microrregião de Almenara, Minas Gerais1 Fernanda Moura Lanza2 Francisco Carlos Félix Lana3 O estudo teve como objetivo analisar o processo de descentralização das ações de controle da hanseníase, para as unidades da Estratégia de Saúde da Família, em municípios da microrregião de Almenara, Minas Gerais.
Esta é uma pesquisa qualitativa, fundamentada no conceito de Organização Tecnológica do Trabalho, realizada em nove municípios.
Como técnicas para a coleta de dados foram utilizadas a entrevista semiestruturada e a pesquisa documental.
Foram realizadas 45 entrevistas com gestores e profissionais de saúde.
A coleta de dados ocorreu entre novembro 2007 e fevereiro 2008.
Para tratamento e análise dos dados, foi utilizada a análise de conteúdo.
Os resultados apontam que os municípios se encontram em diferentes estágios de descentralização e que esse processo foi determinado pela especificidade local e pelo engajamento dos gestores e dos profissionais de saúde.
Vários municípios mantiveram uma equipe de referência para dar apoio à atenção básica.
Conc...





Related documents