Experiências do familiar em relação ao cuidado com a saúde bucal de crianças Report as inadecuate




Experiências do familiar em relação ao cuidado com a saúde bucal de crianças - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Pedro Fredemir Palha ; Maria Lúcia Zanetti ; Cristina Maria Garcia de Lima Parada ;Revista Latino-Americana de Enfermagem 2011, 19 1

Author: Célia Mara Garcia de Lima

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281421953023


Teaser



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Garcia de Lima, Célia Mara; Fredemir Palha, Pedro; Zanetti, Maria Lúcia; Garcia de Lima Parada, Cristina Maria Experiências do familiar em relação ao cuidado com a saúde bucal de crianças Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
19, núm.
1, febrero, 2011, pp.
1-8 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281421953023 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latino-Am.
Enfermagem Artigo Original 19(1):[08 telas] jan-fev 2011 www.eerp.usp.br-rlae Experiências do familiar em relação ao cuidado com a saúde bucal de crianças1 Célia Mara Garcia de Lima2 Pedro Fredemir Palha3 Maria Lúcia Zanetti4 Cristina Maria Garcia de Lima Parada5 Este estudo objetivou verificar a compreensão das experiências dos familiares em relação ao cuidado com a saúde bucal das crianças.
É estudo qualitativo, realizado em 2007, em distrito de saúde do município de Ribeirão Preto, SP, com 12 cuidadores.
Utilizou-se referencial teórico da vulnerabilidade e a perspectiva hermenêutica.
Três categorias empíricas foram elaboradas: os significados do cuidado com a saúde bucal, em busca das causas e da prevenção de agravos bucais e a realidade dos serviços de saúde bucal.
Entre outros elementos potencializadores da vulnerabilidade infantil aos agravos bucais, emergiu a supervalorização da causalidade biológica, do atendimento de alta complexidade e da odontologia estética e, entre os protetores, a valorização do saber popular e a integração de ações e conhecimentos profissionais.
Aponta-se para a revisão das estratégias de prevenção e pro...





Related documents