Importância da proteção da mesa de instrumentais cirúrgicos na contaminação intraoperatória de cirurgias limpas Report as inadecuate




Importância da proteção da mesa de instrumentais cirúrgicos na contaminação intraoperatória de cirurgias limpas - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Augusto Diogo Filho ; Mileide Maria de Assunção Sousa ; Patrícia Araújo Barbosa ; Paulo Pinto Gontijo Filho ;Revista Latino-Americana de Enfermagem 2013, 21 1

Author: Aline Mesquita Amaral

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281425765019


Teaser



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Mesquita Amaral, Aline; Diogo Filho, Augusto; de Assunção Sousa, Mileide Maria; Araújo Barbosa, Patrícia; Pinto Gontijo Filho, Paulo Importância da proteção da mesa de instrumentais cirúrgicos na contaminação intraoperatória de cirurgias limpas Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
21, núm.
1, enero-febrero, 2013, pp.
1-8 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281425765019 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latino-Am.
Enfermagem 21(1):[08 telas] jan.-fev.
2013 www.eerp.usp.br-rlae Artigo Original Importância da proteção da mesa de instrumentais cirúrgicos na contaminação intraoperatória de cirurgias limpas1 Aline Mesquita Amaral2 Augusto Diogo Filho3 Mileide Maria de Assunção Sousa4 Patrícia Araújo Barbosa5 Paulo Pinto Gontijo Filho6 Objetivo: analisar o grau de contaminação bacteriana da mesa de instrumentais cirúrgicos, após o uso de campo plástico esterilizado por óxido de etileno ou a desinfecção com solução de álcool a 70% e iodo a 1%, em procedimentos cirúrgicos limpos.
Métodos: Trata-se de experimento clínico randomizado, com coletas de amostras das superfícies das mesas de instrumentais cirúrgicos, antes e depois de cada procedimento, com posterior análise microbiológica para identificação dos microrganismos e sua resistência antimicrobiana.
Resultados: nas cirurgias em que o plástico esterilizado foi utilizado, o crescimento bacteriano foi de 5,71% antes e 28,6% após a cirurgia, enquanto que nas desinfecções com solução de álcool a 70% e iodo a 1%, o crescimento foi de 2,9% an...





Related documents