A imagem do cuidado prestado pelas enfermeiras de saúde pública veiculada na revista da semana 1929 Report as inadecuate




A imagem do cuidado prestado pelas enfermeiras de saúde pública veiculada na revista da semana 1929 - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Simone Aguiar ; Mercedes Neto ; Fernando Rocha Porto ;Revista Latino-Americana de Enfermagem 2013, 21 1

Author: Anna Karina de Matos Deslandes

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281425765017


Teaser



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil de Matos Deslandes, Anna Karina; Aguiar, Simone; Neto, Mercedes; Rocha Porto, Fernando A imagem do cuidado prestado pelas enfermeiras de saúde pública veiculada na Revista da Semana (1929) Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
21, núm.
1, enero-febrero, 2013, pp.
1-7 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281425765017 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latino-Am.
Enfermagem 21(1):[07 telas] jan.-fev.
2013 www.eerp.usp.br-rlae Artigo Original A imagem do cuidado prestado pelas enfermeiras de saúde pública veiculada na Revista da Semana (1929) Anna Karina de Matos Deslandes1 Simone Aguiar1 Mercedes Neto2 Fernando Rocha Porto3 Objetivo: analisar as imagens das enfermeiras de saúde pública na prestação dos cuidados à sociedade, no ano 1929, veiculadas pela Revista da Semana.
Método: estudo histórico-semiótico. Os documentos utilizados foram imagéticos, aos quais foi aplicada uma matriz de análise e escritos, incluindo literatura da moda, linguagem corporal e outras de aproximação com o objeto de estudo. Os dados foram interpretados à luz das noções de representações objetais e hexis corporal do sociólogo Pierre Bourdieu.
Resultados: constatou-se que a distinção no uso dos uniformes, para as atividades executadas pelas enfermeiras de saúde pública, era uma estratégia de comunicação não verbal para se fazer ver e fazer crer nas visitas domiciliares.
Conclusão: cabia à enfermeira de saúde pública, em especial, prestar cuidados aos doentes e orientá-los no sentido de se prevenir doenças, em prol do desenvol...





Related documents