Validação aparente e de conteúdo da escala de autoeficácia materna para prevenção da diarreia infantil Report as inadecuate




Validação aparente e de conteúdo da escala de autoeficácia materna para prevenção da diarreia infantil - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Mônica Oliveira Batista Oriá ; Namie Okino Sawada ; Lorena Barbosa Ximenes ;Revista Latino-Americana de Enfermagem 2013, 21 1

Author: Emanuella Silva Joventino

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281425765012


Teaser



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Silva Joventino, Emanuella; Oliveira Batista Oriá, Mônica; Okino Sawada, Namie; Barbosa Ximenes, Lorena Validação aparente e de conteúdo da escala de autoeficácia materna para prevenção da diarreia infantil Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
21, núm.
1, enero-febrero, 2013, pp.
1-9 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281425765012 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latino-Am.
Enfermagem Artigo Original 21(1):[09 telas] jan.-fev.
2013 www.eerp.usp.br-rlae Validação aparente e de conteúdo da escala de autoeficácia materna para prevenção da diarreia infantil Emanuella Silva Joventino1 Mônica Oliveira Batista Oriá2 Namie Okino Sawada3 Lorena Barbosa Ximenes4 Objetivo: descrever a validação aparente e de conteúdo da escala de autoeficácia materna para a prevenção da diarreia infantil.
Método: este é um estudo metodológico com realização da validação aparente e de conteúdo por sete juízes; da análise semântica, por 30 mães de crianças menores de 5 anos e do pré-teste, por 31 mães, selecionadas por conveniência.
Considerou-se necessária uma concordância de pelo menos 70% entre os juízes para a validação aparente e o mínimo de 80% para a pertinência e índice de validade de conteúdo.
Resultados: verificou-se que a maioria dos itens foi considerada clara-compreensível e pertinente pelos juízes.
O índice de validade de conteúdo final da escala foi de 0,96.
As sugestões das mães foram acatadas.
Conclusão: a escala ficou com 25 itens e dois domínios (higiene da família e práticas alime...





Related documents