Estresse relacionado ao cuidado: o impacto do câncer infantil na vida dos pais Report as inadecuate




Estresse relacionado ao cuidado: o impacto do câncer infantil na vida dos pais - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Edinêis de Brito Guirardello ; Andréa Yamaguchi Kurashima ;Revista Latino-Americana de Enfermagem 2013, 21 1

Author: Daniela Fernanda dos Santos Alves

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281425765010


Teaser



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil dos Santos Alves, Daniela Fernanda; de Brito Guirardello, Edinêis; Yamaguchi Kurashima, Andréa Estresse relacionado ao cuidado: o impacto do câncer infantil na vida dos pais Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
21, núm.
1, enero-febrero, 2013, pp.
1-7 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281425765010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latino-Am.
Enfermagem Artigo Original 21(1):[07 telas] jan.-fev.
2013 www.eerp.usp.br-rlae Estresse relacionado ao cuidado: o impacto do câncer infantil na vida dos pais1 Daniela Fernanda dos Santos Alves2 Edinêis de Brito Guirardello3 Andréa Yamaguchi Kurashima4 Objetivos: o objetivo foi avaliar o nível de estresse dos pais de crianças com câncer e identificar correlações entre os dados sociodemográficos e os níveis de ansiedade.
Método: trata-se de estudo descritivo, transversal, realizado em duas instituições brasileiras, com 101 pais de crianças com câncer.
Por meio de entrevista, os pais responderam a dois instrumentos: Pediatric Inventory for Parents – versão brasileira, que avalia níveis de estresse, e Inventário de Ansiedade Traço-Estado, para medida da ansiedade.
As correlações entre os instrumentos e as variáveis sociodemográficas dos pais e das crianças foram avaliadas pelo coeficiente de correlação de Spearman.
Resultados: os maiores níveis de estresse e ansiedade foram evidenciados por pais jovens, de crianças pequenas e com menos tempo de diagnóstico.
O medo da morte e do impacto da doença na vida da criança foram os eventos considerados mais estressa...





Related documents