A construção do conhecimento da enfermagem e a saúde dos trabalhadores Report as inadecuate




A construção do conhecimento da enfermagem e a saúde dos trabalhadores - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista Latino-Americana de Enfermagem 2013, 21 1

Author: Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281425765001


Teaser



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Cruz Robazzi, Maria Lúcia do Carmo A construção do conhecimento da enfermagem e a saúde dos trabalhadores Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
21, núm.
1, enero-febrero, 2013, pp.
1-2 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281425765001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Editorial Rev.
Latino-Am.
Enfermagem 21(1):[02 telas] jan.-fev.
2013 www.eerp.usp.br-rlae A construção do conhecimento da enfermagem e a saúde dos trabalhadores Maria Lúcia do Carmo Cruz Robazzi A saúde do trabalhador constitui um campo de conhecimento científico necessário, complexo e socialmente importante.
Seus estudos abrangem as vertentes da saúde e sua relação com os prazeres e com os sofrimentos do trabalho. Na enfermagem, as investigações relativas à saúde do trabalhador mostram um cenário direcionado, predominantemente, aos fatores de riscos ocupacionais presentes nos ambientes de trabalho da própria profissão, constatando-se que, ainda, se sobressaem os estudos sobre a prática assistencial da profissão em detrimento daqueles sobre a saúde de quem trabalha.
Assim, depreende-se que o trabalho dos enfermeiros e a enfermagem merecem maior atenção dos pesquisadores devido à complexidade de situações com que se deparam os trabalhadores da enfermagem, cujo trabalho, muitas vezes, é executado em condições inadequadas. Torna-se importante ultrapassar as áreas de pesquisa já exploradas na busca de outras que possam resultar em estudos inovadores, ou seja, é preciso buscar problemas de investigação contributivos(1) para o avanço do conh...





Related documents