Efetividade de programas de educação e suporte na redução da sobrecarga de cuidadores de idosos com demência: revisão sistemática Report as inadecuate




Efetividade de programas de educação e suporte na redução da sobrecarga de cuidadores de idosos com demência: revisão sistemática - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Valter Silva ; Mônica Taminato ; Dulce Aparecida Barbosa ;Revista Latino-Americana de Enfermagem 2013, 21

Author: Camila Manuela Marim

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281425764033


Teaser



Revista Latino-Americana de Enfermagem ISSN: 0104-1169 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Marim, Camila Manuela; Silva, Valter; Taminato, Mônica; Barbosa, Dulce Aparecida Efetividade de programas de educação e suporte na redução da sobrecarga de cuidadores de idosos com demência: revisão sistemática Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
21, enero-febrero, 2013, pp.
1-9 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281425764033 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latino-Am.
Enfermagem 21(Spec):[09 telas] jan.-fev.
2013 www.eerp.usp.br-rlae Artigo de Revisão Efetividade de programas de educação e suporte na redução da sobrecarga de cuidadores de idosos com demência: revisão sistemática Camila Manuela Marim1 Valter Silva2 Mônica Taminato3 Dulce Aparecida Barbosa4 Objetivo: o objetivo deste estudo foi analisar a efetividade de programas de educação e suporte de cuidadores na redução de sua sobrecarga.
Método: foi realizada uma revisão sistemática com consulta as bases Medline, Lilacs, Embase, Cochrane, Web of Science, SciELO e CINAHL.
Resultados: foram incluídos sete ensaios clínicos randomizados que comparavam o programa de educação ao cuidado usual, avaliando a sobrecarga do cuidador através da escala Burden Interview de Zarit. Após análise de sensibilidade, quatro estudos foram agrupados na metanálise, mostrando maior redução na sobrecarga do cuidador entre participantes de programas de educação e suporte, com significância estatística.
Conclusão: as evidências, neste estudo, mostram que programas de educação e suporte são favoráveis para a redução da sobrecarga do cuidador quando compar...





Related documents