Autoridade prescritiva e enfermagem: uma análise comparativa no brasil e no canadá Report as inadecuate




Autoridade prescritiva e enfermagem: uma análise comparativa no brasil e no canadá - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Sioban Nelson ; Maria Itayra Padilha ; Jaime Alonso Caravaca-Morera ;Revista Latino-Americana de Enfermagem 2015, 23 6

Author: Maria Lígia dos Reis Bellaguarda

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=281442811011


Teaser



Revista Latino-Americana de Enfermagem E-ISSN: 1518-8345 rlae@eerp.usp.br Universidade de São Paulo Brasil dos Reis Bellaguarda, Maria Lígia; Nelson, Sioban; Padilha, Maria Itayra; CaravacaMorera, Jaime Alonso Autoridade Prescritiva e Enfermagem: uma análise comparativa no Brasil e no Canadá Revista Latino-Americana de Enfermagem, vol.
23, núm.
6, noviembre-diciembre, 2015, pp.
1065-1073 Universidade de São Paulo Ribeirão Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=281442811011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 1065 Artigo Original Rev.
Latino-Am.
Enfermagem nov.-dez.
2015;23(6):1065-73 DOI: 10.1590-0104-1169.0418.2650 www.eerp.usp.br-rlae Autoridade Prescritiva e Enfermagem: uma análise comparativa no Brasil e no Canadá Maria Lígia dos Reis Bellaguarda1 Sioban Nelson2 Maria Itayra Padilha3 Jaime Alonso Caravaca-Morera4 Objetivo: analisar as diferenças entre prescrição de medicamentos por enfermeiros no Brasil e em Ontário, Canadá.
Métodos: estudo comparativo entre dois cenários diferentes; esta comparação não foi realizada entre os dois países, pois o Canadá não padroniza esta prática, que se encontra legalmente estabelecida e é considerada como uma área de conhecimento profissional avançado no Brasil.
Resultados: prescrição é uma posição profissional a ser ocupada por enfermeiros.
No entanto, há uma tensão em torno desta prática, já que é percebida como uma ameaça aos privilégios ou às tradições de outros profissionais de saúde.
A prescrição de medicamentos por enfermeiros no Brasil e em Ontário segue a legislação vigente e processo de treinamento em cada contexto.
Conclusões: existem alguns desafios a serem superados para garantir a v...





Related documents