Análise do comportamento decisório: um estudo junto a acadêmicos de administração Report as inadecuate




Análise do comportamento decisório: um estudo junto a acadêmicos de administração - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Rovigati Danilo Alyrio ; Rui Otávio Bernardes de Andrade ;Revista de Ciências da Administração 2007, 9 18

Author: Marcelo Alvaro da Silva Macedo

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273520267002


Teaser



Revista de Ciências da Administração ISSN: 1516-3865 rca.cse@contato.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Silva Macedo, Marcelo Alvaro da; Alyrio, Rovigati Danilo; Bernardes de Andrade, Rui Otávio Análise do comportamento decisório: um estudo junto a acadêmicos de administração Revista de Ciências da Administração, vol.
9, núm.
18, mayo-agosto, 2007, pp.
35-55 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273520267002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Análise do comportamento decisório: um estudo junto a acadêmicos de administração Marcelo Alvaro da Silva Macedo Rovigati Danilo Alyrio Rui Otávio Bernardes de Andrade Resumo Desde os primeiros estudos de Simon (1957), que o comportamento decisório tem merecido destaque na literatura e nas preocupações gerenciais.
É fato inegável que as pessoas utilizam uma capacidade de raciocínio limitada, se comparada com a necessidade de decidir-se questões complexas de maneira racional e estruturada. Além disso, o ser humano para solucionar sua incapacidade de lidar com problemas complexos, utiliza-se de mecanismos para simplificá-los, através do uso de heurísticas, que por vezes levam a comportamentos decisórios enviesados.
Neste sentido este trabalho procura mostrar como os profissionais de cursos de administração no Brasil são afetados pelas heurísticas e vieses de decisão.
Para alcançar este objetivo 121 acadêmicos em administração responderam um questionário com três perguntas onde os mesmos eram convidados a tomar uma decisão ou emitir uma opinião a cerca dos aspectos abordados em cada uma das questões. Palavras-chave: Comportamento Decisó...





Related documents