Percepções de mulheres profissionais em meio ao cenário da reestruturação produtiva: a persistência de uma emancipação limitada? Report as inadecuate




Percepções de mulheres profissionais em meio ao cenário da reestruturação produtiva: a persistência de uma emancipação limitada? - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Liane Carly Hermes Zanella ;Revista de Ciências da Administração 2008, 10 20

Author: Patrícia Maria Figueiredo

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273520283007


Teaser



Revista de Ciências da Administração ISSN: 1516-3865 rca.cse@contato.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Figueiredo, Patrícia Maria; Hermes Zanella, Liane Carly PERCEPÇÕES DE MULHERES PROFISSIONAIS EM MEIO AO CENÁRIO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: A PERSISTÊNCIA DE UMA EMANCIPAÇÃO LIMITADA? Revista de Ciências da Administração, vol.
10, núm.
20, enero-abril, 2008, pp.
139-162 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273520283007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto PERCEPÇÕES DE MULHERES PROFISSIONAIS EM MEIO AO CENÁRIO DA REESTRUTURAÇÃO PRODUTIVA: A PERSISTÊNCIA DE UMA EMANCIPAÇÃO LIMITADA? Patrícia Maria Figueiredo1 Liane Carly Hermes Zanella2 Resumo Esta pesquisa objetivou avaliar como as representações sociais de gênero influenciam na vida profissional das mulheres no atual contexto marcado pela reestruturação produtiva.
Com esse intuito, foi realizado um estudo descritivo aplicado em uma organização pertencente ao setor de equipamentos para telecomunicações.
A aplicação de entrevistas semi-estruturadas correspondeu à técnica de coleta de dados empreendida.
Os resultados obtidos pela pesquisa indicam que as entrevistadas são submetidas à dupla jornada de trabalho.
A divisão de atividades profissionais de acordo com o sexo do trabalhador está presente na organização estudada e é conseqüência em parte de aspectos inerentes à sua cultura organizacional.
Constata-se a ocorrência do fenômeno do “teto de vidro”, ou seja, um obstáculo sutil que inibe a ascensão profissional de mulheres na empresa analisada.
O advento da reestruturação produtiva, em relação à autonom...





Related documents