A ldb-96 e a qualidade de vida no trabalho: com a palavra os docentes da rede pública de belo horizonte Report as inadecuate




A ldb-96 e a qualidade de vida no trabalho: com a palavra os docentes da rede pública de belo horizonte - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Renata Simões Guimarães e Borges ; Ronara Dias Adorno ;Revista de Ciências da Administração 2008, 10 20

Author: Antonio Luiz Marques

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=273520283004


Teaser



Revista de Ciências da Administração ISSN: 1516-3865 rca.cse@contato.ufsc.br Universidade Federal de Santa Catarina Brasil Marques, Antonio Luiz; Guimarães e Borges, Renata Simões; Dias Adorno, Ronara A LDB-96 E A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: COM A PALAVRA OS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE BELO HORIZONTE Revista de Ciências da Administração, vol.
10, núm.
20, enero-abril, 2008, pp.
70-92 Universidade Federal de Santa Catarina Santa Catarina, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=273520283004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto A LDB-96 E A QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: COM A PALAVRA OS DOCENTES DA REDE PÚBLICA DE BELO HORIZONTE Antonio Luiz Marques1 Renata Simões Guimarães e Borges2 Ronara Dias Adorno3 Resumo Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa acerca da percepção de professores de escolas públicas, quanto à Qualidade de Vida no Trabalho, após a Reforma do Ensino de 1996.
Trata-se de uma pesquisa descritiva, que adotou a estratégia de estudo comparativo de casos, em um enfoque qualitativo-quantitativo.
O instrumento de coleta de dados explora três categorias de variáveis: dimensões da tarefa, integração indivíduo-organização, e fatores organizacionais.
Foram realizadas vinte entrevistas semi-estruturadas e aplicados 142 questionários.
Concluiu-se que os professores estão moderadamente satisfeitos com a QVT geral.
Em relação às dimensões da tarefa e a interação indivíduo-organização os professores demonstraram satisfação moderada.
A categoria fatores organizacionais demonstrou insatisfação dos professores com as inadequadas condições de trabalho e sua crescente desvalorização.
Diferenças significativas entre as escolas foram observ...





Related documents