Planejamento e controle dos custos da qualidade: uma investigação da prática empresarial Report as inadecuate




Planejamento e controle dos custos da qualidade: uma investigação da prática empresarial - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Elisandra Collaziol ;Revista Contabilidade & FinançasUSP 2006, 17 41

Author: Marcos Antonio De Souza

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Contabilidade & Finanças - USP ISSN: 1519-7077 recont@usp.br Universidade de São Paulo Brasil De Souza, Marcos Antonio; Collaziol, Elisandra Planejamento e controle dos custos da qualidade: uma investigação da prática empresarial Revista Contabilidade & Finanças - USP, vol.
17, núm.
41, mayo-agosto, 2006, pp.
38-55 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=257119532004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 38 Marcos Antonio de Souza • Elisandra Collaziol PLANEJAMENTO E CONTROLE DOS CUSTOS DA QUALIDADE: UMA INVESTIGAÇÃO DA PRÁTICA EMPRESARIAL* PLANNING AND CONTROLLING OF QUALITY COSTS: AN INVESTIGATION ON MANAGERIAL PRACTICE MARCOS ANTONIO DE SOUZA Professor Doutor do Centro de Ciências Econômicas da Universidade Vale do Rio dos Sinos – RS E-mail: marcosas@unisinos.br ELISANDRA COLLAZIOL Professora Mestre do Programa de Educação Continuada da Universidade Vale do Rio dos Sinos – RS E-mail: pesquisa_collaziol@terra.com.br RESUMO ABSTRACT Este artigo tem como objetivo proceder a uma investigação da prática empresarial sobre o planejamento e controle dos custos da qualidade.
Nesse sentido, contribui por oportunizar uma discussão atual sobre os procedimentos adotados pelas empresas, tanto no contexto da edição da norma NBR ISO 9004:2000, por meio da qual se passou a ter, pela primeira vez, uma explícita manifestação legal a respeito, como daqueles procedimentos recomendados pela literatura.
O estudo empírico contou com a participação de 53 empresas de médio e grande portes, certificadas e integrantes do cadastro da Fundação para o Prêmio Nacional da Qualidade (FPNQ), sendo 32 nacionais e 21 estrangeiras. Para tanto, ...





Related documents