O laboratório didático de química: uma micronarrativa etnográfica pela ótica do conceito de articulação Report as inadecuate




O laboratório didático de química: uma micronarrativa etnográfica pela ótica do conceito de articulação - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ciência & Educação Bauru 2008, 14 1

Author: Moisés Alves de Oliveira

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Ciência & Educação (Bauru) ISSN: 1516-7313 revista@fc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Oliveira, Moisés Alves de O laboratório didático de química: uma micronarrativa etnográfica pela ótica do conceito de articulação Ciência & Educação (Bauru), vol.
14, núm.
1, 2008, pp.
101-114 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=251019506007 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto O LABORATÓRIO DIDÁTICO DE QUÍMICA: UMA MICRONARRATIVA ETNOGRÁFICA PELA ÓTICA DO CONCEITO DE ARTICULAÇÃO The Chemistry didactic laboratory: a ethnographic micronarrative through the articulation concept view Moisés Alves de Oliveira1 Resumo: Este artigo é parte de um estudo etnográfico de dois anos, em que foram estudados os movimentos enunciativos da ciência em um laboratório de Química do Ensino Médio no Colégio São José, São Leopoldo, RS.
O intuito principal é apresentar uma microanálise de eventos de laboratório, visando contribuir para o entendimento de como é produzida a idéia de “natureza” das coisas em jogos de convencimento, contatos e relações.
Para a costura teórica dos dados observados foi utilizado, em especial, o conceito de articulação, segundo a ótica dos Estudos Culturais da Ciência e tendo como foco duas questões adjuvantes: como os atuantes se estabelecem e se reconhecem dentro de um laboratório didático de ciências? E como, no laboratório, articula-se um conjunto de enunciados que lhe é particular e, por assim dizer, “natural”? O estudo, embora, preliminar, permitiu lançar alguns olhares acerca da atividade prática do laboratório escolar e especula...





Related documents