Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de ciências do ensino fundamental Report as inadecuate




Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de ciências do ensino fundamental - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ana Maria Cunha ;Ciência & Educação Bauru 2012, 18 1

Author: Fernanda Silva

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Ciência & Educação (Bauru) ISSN: 1516-7313 revista@fc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Silva, Fernanda; Cunha, Ana Maria Método científico e prática docente: as representações sociais de professores de ciências do ensino fundamental Ciência & Educação (Bauru), vol.
18, núm.
1, 2012, pp.
41-54 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=251022206003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto MÉTODO CIENTÍFICO E PRÁTICA DOCENTE: AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS DO ENSINO FUNDAMENTAL Scientific method and practical education: the social representations of teachers of sciences of the fundamental teaching Fernanda Silva1 Š Ana Maria Cunha2 Resumo: Esta pesquisa foi desenvolvida no curso de Mestrado em Educação da Universidade Federal de Uberlândia, e se propôs a investigar as representações sociais dos professores de ciências de 5ª a 8ª séries sobre o “método científico” e os efeitos dessas representações em suas práticas docentes.
O referencial teórico metodológico utilizado foi o das representações sociais, na perspectiva moscoviciana.
Os instrumentos empregados para a coleta de dados foram questionários e entrevistas.
A análise de um e outro instrumento aponta uma prevalência de representações construtivistas, embora com algumas incoerências.
Em relação aos efeitos que essas representações surtem nas práticas dos sujeitos, a nossa conclusão é de que isso não aconteceu de forma significativa.
De maneira geral, os professores pesquisados avaliam como vantajosa a utilização dessa metodologia no ensino de ciências, justificand...





Related documents