Fatores influenciadores dos resultados de matemática de estudantes portugueses e brasileiros no pisa: revisão integrativa Report as inadecuate




Fatores influenciadores dos resultados de matemática de estudantes portugueses e brasileiros no pisa: revisão integrativa - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Jaime Carvalho e Silva ; Teresa Bixirão Neto ;Ciência & Educação Bauru 2016, 22 4

Author: Joaquim Pinto

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Ciência & Educação (Bauru) ISSN: 1516-7313 revista@fc.unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Pinto, Joaquim; Carvalho e Silva, Jaime; Bixirão Neto, Teresa Fatores influenciadores dos resultados de matemática de estudantes portugueses e brasileiros no PISA: revisão integrativa Ciência & Educação (Bauru), vol.
22, núm.
4, octubre-diciembre, 2016, pp.
837-853 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=251048757002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto doi: http:--dx.doi.org-10.1590-1516-731320160040002 Fatores influenciadores dos resultados de matemática de estudantes portugueses e brasileiros no PISA: revisão integrativa Influencing factors on the mathematics results of Portuguese and Brazilian students in PISA: integrative review Joaquim Pinto1  Jaime Carvalho e Silva2  Teresa Bixirão Neto1 Resumo: A presente revisão integrativa tem como objetivo conhecer os principais fatores influenciadores dos resultados de estudantes portugueses e brasileiros nas edições do PISA, de 2000 a 2012, de acordo com a literatura publicada.
Identificaram-se cinco fatores e dez subfatores.
Os fatores mais determinantes nos estudos considerados são o sistema educativo, o contexto socioeconômico dos estudantes e as características das escolas.
Esta revisão integrativa evidencia que há uma multiplicidade de fatores que afetam o desempenho de estudantes no PISA, tanto em Portugal como no Brasil.
Ressalta também a lacuna significativa de estudos na literatura, havendo fatores que são pouco ou mesmo nada estudados em ambos os países.
Existe, assim, uma necessidade de maior investimento em inve...





Related documents