A indústria sulbrasileira na fase da globalização: o caso do desenvolvimento económico regional no nordeste de santa catarina Report as inadecuate




A indústria sulbrasileira na fase da globalização: o caso do desenvolvimento económico regional no nordeste de santa catarina - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista del CESLA 2008, 11

Author: Gerd Kohlhepp

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista del CESLA ISSN: 1641-4713 bebereza@uw.edu.pl Uniwersytet Warszawski Polonia Kohlhepp, Gerd A indústria sulbrasileira na fase da globalização: o caso do desenvolvimento económico regional no Nordeste de Santa Catarina Revista del CESLA, núm.
11, 2008, pp.
207-224 Uniwersytet Warszawski Varsovia, Polonia Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=243316550014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Gerd Kohlhepp A indústria sulbrasileira na fase da globalização: o caso do desenvolvimento económico regional no Nordeste de Santa Catarina Introdução Desde meados dos anos 1950, a industrialização no Brasil apoiou-se fortemente, em sua fase principal, em investimentos de empresas estrangeiras e multinacionais, na importação de equipamentos mecânicos e, no início, da disponibilidade temporária de técnicos e gerentes estrangeiros altamente qualificados, bem como na implementação da estrutura de filiais de grandes empresas internacionais. Em contrapartida, desenvolveu-se desde a segunda metade do século XIX indústria de pequeno e médio porte nas regiões do sul do Brasil, com presença predominante de imigrantes europeus.
Artesãos e técnicos e pequenos gerentes criaram a base inicial para o desenvolvimento industrial em uma região que não tinha muito a oferecer em matérias primas – excepto madeira - e situada longe dos principais mercados.
Primeiramente foram satisfeitas as necessidades regionais com produtos industriais de maior urgência. Esta indústria em Santa Catarina (vide Fig.
1), que, depois de impressionante desenvolvimento, ocupa hoje lugar de destaque no Brasil, originou-se de iniciativas locais e do espírito empreendedor dos imigrantes alemães e italianos e seus de...





Related documents