Desenvolvimento de modelo conceitual de sistemas de custos - um enfoque institucional Report as inadecuate




Desenvolvimento de modelo conceitual de sistemas de custos - um enfoque institucional - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Reinaldo Guerreiro ;Revista de Contabilidade e Organizações 2010, 4 8

Author: Welington Rocha

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista de Contabilidade e Organizações ISSN: 1982-6486 rco@usp.br Universidade de São Paulo Brasil Rocha, Welington; Guerreiro, Reinaldo DESENVOLVIMENTO DE MODELO CONCEITUAL DE SISTEMAS DE CUSTOS - UM ENFOQUE INSTITUCIONAL Revista de Contabilidade e Organizações, vol.
4, núm.
8, enero-abril, 2010, pp.
24-46 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=235216395002 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto DESENVOLVIMENTO DE MODELO CONCEITUAL DE SISTEMAS DE CUSTOS - UM ENFOQUE INSTITUCIONAL DEVELOPMENT OF CONCEPTUAL MODEL SYSTEM COST - AN INSTITUTIONAL APPROACH Welington Rocha Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo Professor da Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade Atuária - São Paulo-SP, Brasil. E-mail: cmslab@usp.br Reinaldo Guerreiro Livre-docente em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo Professor Titular da Universidade de São Paulo, Departamento de Contabilidade e Atuária, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade São Paulo-SP, Brasil. E-mail: reiguerr@usp.br Resumo O estudo demonstra que o modelo de institucionalização de Burns e Scapens (2000), especialmente no que se refere ao processo de codificação de rotinas e regras, pode ser aplicado para analisar a implementação de um novo sistema de contabilidade gerencial em um grande banco brasileiro.
Como aquele modelo é relativamente recente, poucos estudos utilizaram sua estrutura conceitual em pesquisas empíricas.
Alguns (Soin et al., 2002; Spraakman, 2006; Guerreiro et al., 2006) adotaram o que pode ser denominado perspectiva institucional para estu...





Related documents