Construções em análise na tranferência Report as inadecuate




Construções em análise na tranferência - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2001, IV 2

Author: Maria Luiza Scrosoppi Persicano

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Scrosoppi Persicano, Maria Luiza Construções em análise na tranferência Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
IV, núm.
2, junio, 2001, pp. 53-66 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233017668006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., IV, 2, 53-66 Construções em análise na transferência* Maria Luiza Scrosoppi Persicano 53 Este artigo trata da construção narrativa na clínica e na produção de teoria.
A autora retoma o conceito freudiano de construção, como mais apropriado para descrever a técnica psicanalítica, ressignificando-o a partir da narrativa, e denominando-o construção em análise na transferência.
Evolui para o conceito de construção histórico-narrativa, aquela do ângulo do narrador no campo analítico (“paciente”, analista, escrito de “caso”), diferenciando-o da reconstrução de história factual e da interpretação. Palavras-chave: Narrativa, construção, campo analítico transferencial, eu-narrador, construção histórico-narrativa * Versão revista e modificada da palestra “Construções em análise na transferência”, proferida em 18.4.1999, durante os Seminários sobre Técnica Psicanalítica, realizados pelo Departamento Formação em Psicanálise do Instituto Sedes Sapientiae. R E V I S T A LATINOAMERICANA DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L 54 Começarei este texto endereçando-o a um paciente anti...





Related documents