Reseña de -a sexualidade na aurora do século xxi- de alberti, sonia org. Report as inadecuate




Reseña de -a sexualidade na aurora do século xxi- de alberti, sonia org. - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2009, 12 2

Author: Richard Couto

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Couto, Richard Reseña de -A sexualidade na aurora do século XXI- de Alberti, Sonia (Org.) Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
12, núm.
2, junio, 2009, pp.
411-413 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233016517014 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., São Paulo, v.
12, n.
2, p.
411-413, junho 2009 A sexualidade na aurora do século XXI Alberti, Sonia (Org.) Rio de Janeiro: Cia.
de Freud-Capes, 2008.
428p. Richard Couto O presente livro mantém a tradição do Programa de Pós-Graduação em Pesquisa e Clínica em Psicanálise do Instituto de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro de publicar os trabalhos de seus docentes e dicentes.
A periodicidade de publicação é de um livro por ano, o que demonstra o quanto o programa tem produzido e contribuído para a pesquisa em psicanálise na universidade. O livro constitui uma oportunidade de debater e afirmar a descoberta freudiana do inconsciente, como também a descoberta da sexualidade infantil e da pulsão, que, articulada pela linguagem, faz da sexualidade humana uma sexualidade não instintual.
Podemos até dizer que é uma tentativa de sustentar a subversão freudiana.
Tal subversão é pontuada por Lacan na forma de uma indagação: “estaríamos à altura de sustentar o ser-para-o-sexo engendrado pela subversão freudiana?”.1 Sustentar a subversão realizada pela descoberta do inconsciente, da sexuali...





Related documents