Os caminhos da loucura na corte imperial: um embate historiográfico acerca do funcionamento do hospício pedro ii de 1850 a 1889 Report as inadecuate




Os caminhos da loucura na corte imperial: um embate historiográfico acerca do funcionamento do hospício pedro ii de 1850 a 1889 - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Flávio Coelho Edler ;Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2009, 12 2

Author: Monique de Siqueira Gonçalves

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Siqueira Gonçalves, Monique de; Edler, Flávio Coelho Os caminhos da loucura na Corte Imperial: um embate historiográfico acerca do funcionamento do Hospício Pedro II de 1850 a 1889 Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
12, núm.
2, junio, 2009, pp.
393-410 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233016517013 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., São Paulo, v.
12, n.
2, p.
393-410, junho 2009 Os caminhos da loucura na Corte Imperial: um embate historiográfico acerca do funcionamento do Hospício Pedro II de 1850 a 1889* Monique de Siqueira Gonçalves Flávio Coelho Edler O tema da alienação mental ganhou relevo na segunda metade do século XIX no Rio de Janeiro, com a inauguração do Hospício Pedro II, um espaço hospitalar especial para o recolhimento e tratamento destes doentes.
No entanto, como já demonstrou a bibliografia referente ao tema, a trajetória desta instituição e sua relação com a ideia de cura e-ou exclusão ainda suscita divergências.
Sendo assim, neste artigo será desenvolvida uma discussão sobre os principais aspectos desta temática, apresentando o resultado de uma análise de fontes inéditas, reveladoras de novos aspectos do cotidiano desta instituição. Palavras-chave: História da medicina, alienação mental, Hospício Pedro II, Brasil-Império * Versão modificada de comunicação apresentada na Mesa-redonda “A conformação histórica...





Related documents