A transferência como articuladora entre a clínica e a política nos serviços de atenção psicossocial Report as inadecuate




A transferência como articuladora entre a clínica e a política nos serviços de atenção psicossocial - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Doris Luz Rinaldi ;Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2009, 12 2

Author: Daniela Santos Bezerra

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Bezerra, Daniela Santos; Rinaldi, Doris Luz A transferência como articuladora entre a clínica e a política nos serviços de atenção psicossocial Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
12, núm.
2, junio, 2009, pp.
342-355 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233016517008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., São Paulo, v.
12, n.
2, p.
342-355, junho 2009 A transferência como articuladora entre a clínica e a política nos serviços de atenção psicossocial* Daniela Santos Bezerra Doris Luz Rinaldi 342 Este trabalho visa analisar as questões que surgiram no cotidiano de serviços de atenção psicossocial, evidenciando a importância do manejo da relação entre técnicos, usuários e familiares na efetivação da clínica oferecida. A partir de exemplos clínicos e utilizando o conceito de transferência como contribuição da clínica psicanalítica à clínica ampliada, propõe-se a inclusão do sujeito do inconsciente como fundamental ao processo de Reforma Psiquiátrica, já que este sujeito, que difere do cidadão de direitos, é radicalmente responsável por sua posição. Palavras-chave: Psicanálise, transferência, atenção psicossocial; clínica ampliada * Este artigo resulta da extração de algumas reflexões elaboradas na dissertação “O lugar da clínica na Reforma Psiqu...





Related documents