Juliano moreira e a sua história da assistência aos alienados no brasil Report as inadecuate




Juliano moreira e a sua história da assistência aos alienados no brasil - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2011, 14 4

Author: Ana Maria Galdini Raimundo Oda 13453

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Raimundo Oda, Ana Maria Galdini Juliano Moreira e a (sua) história da assistência aos alienados no Brasil Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
14, núm.
4, diciembre, 2011, pp.
721727 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233021455011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., São Paulo, v.
14, n.
4, p.
721-727, dezembro 2011 Juliano Moreira e a (sua) história da assistência aos alienados no Brasil Ana Maria Galdini Raimundo Oda Apresenta o texto de Juliano Moreira, que em 1905 publicou uma história da assistência aos doentes mentais no Brasil, onde relata a criação do Hospício Pedro II (o primeiro do país), descreve a assistência na capital federal e em vários estados brasileiros e comenta a primeira lei federal relativa aos alienados, publicada em 1903.
Este é um documento histórico importante, escrito por um dos principais protagonistas do projeto de modernização da psiquiatria nacional, em um momento-chave para sua consolidação institucional e reconhecimento científico. Palavras-chave: Hospício Nacional de Alienados – Brasil, Juliano Moreira, história da psiquiatria, legislação psiquiátrica – história 721 R E V I S T A L AT I N OA M E R I C A N A DE PSICOPATOLOGIA F U N D A M E N T A L 722 O médico baiano Juliano Moreira (1873-1933) acumulou em quatro décadas de atuação profissional uma produção científica extensa e variada (sua bibliogra...





Related documents