A perversão no território: os efeitos do desmentido Report as inadecuate




A perversão no território: os efeitos do desmentido - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Vera Lúcia Dutra Facundes ;Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2014, 17 3

Author: Ivo de Andrade Lima Filho

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil de Andrade Lima Filho, Ivo; Dutra Facundes, Vera Lúcia A perversão no território: os efeitos do desmentido Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
3, núm.
17, septiembre, 2014, pp.
686695 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233037803010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., São Paulo, 17(3-Suppl.), 686-695, set.
2014 http:--dx.doi.org-10.1590-1415-4714.2014v17n3-Suppl.p686.10 A perversão no território: os efeitos do desmentido*1 Ivo de Andrade Lima Filho*2 Vera Lúcia Dutra Facundes*3 Este artigo discute os efeitos do desmentido (Verleugnung) do perverso sobre o outro, a coletividade, destacando seus possíveis endereçamentos.
Trata-se de uma pesquisa ação realizada em uma unidade de Saúde da Família em Recife (PE).
Os participantes foram agentes comunitárias de saúde em grupos reflexivos.
Problematizouse um fragmento clínico em que uma criança era abusada por um perverso.
Destacou-se a necessidade de uma intervenção para barrar o gozo do perverso e libertar a criança. Palavras-chave: Perversão, atenção primária à saúde, psicanálise, saúde mental *1 Este artigo foi elaborado a partir das ações desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão universitária “Ações interdisciplinares na atenção a pessoas em situações de vulnerabilidade social”, aprovado pelo Edital 2012-PROEXT-UFPE-PIBEX-GRANDE RECIFE, e apresentado no Colóquio Internaciona...





Related documents