O mau cheiro como estratégia de sobrevivência Report as inadecuate




O mau cheiro como estratégia de sobrevivência - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Manoel Tosta Berlinck ;Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental 2016, 19 3

Author: Tomás Moraes Abreu Bonomi

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental ISSN: 1415-4714 psicopatologiafundamental@uol.com.br Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental Brasil Abreu Bonomi, Tomás Moraes; Tosta Berlinck, Manoel O mau cheiro como estratégia de sobrevivência Revista Latinoamericana de Psicopatologia Fundamental, vol.
19, núm.
3, septiembre, 2016, pp.
420-436 Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=233049451004 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto R E V I S T A LATINOAMERICANA DE P S I C O P A T O L O G I A F U N D A M E N T A L Rev.
Latinoam.
Psicopat.
Fund., São Paulo, 19(3), 420-436, set.
2016 http:--dx.doi.org-10.1590-1415-4714.2016v19n3p420.4 O mau cheiro como estratégia de sobrevivência*1 Tomás Moraes Abreu Bonomi*2 Manoel Tosta Berlinck*3 420 O presente trabalho tem como base a narrativa de um atendimento clínico, no qual a paciente procura análise, pois todos os seus relacionamentos amorosos fracassavam causando-lhe intenso sofrimento.
Ao longo dos atendimentos ela diz saber o porquê desses fracassos: ela fede.
Formulamos a hipótese clínica de que o mau cheiro se insere na economia psíquica da paciente como um mecanismo de defesa e, tomando o conceito de narcisismo como norteador, discutimos o papel da alucinação olfativa na sustentação psíquica da paciente. Palavras-chave: Alucinação olfativa, narcisismo, mecanismo de defesa, psicanálise *1 O artigo baseia-se na dissertação de Mestrado intitulada O mau cheiro: Sobre as bases da sustentação psíquica.
Bonomi, T.
M.
A (2015).
Programa de Psicologia Clínica, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo ...





Related documents