Eficácia adaptativa de mulheres com história de abortamento, pacientes de um ambulatório de reprodução Report as inadecuate




Eficácia adaptativa de mulheres com história de abortamento, pacientes de um ambulatório de reprodução - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Arquivos Brasileiros de Psicologia 2010, 62 3

Author: Maria Geralda Viana Heleno

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Arquivos Brasileiros de Psicologia ISSN: 0100-8692 arquivosbrap@psicologia.ufrj.br Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Viana Heleno, Maria Geralda Eficácia adaptativa de mulheres com história de abortamento, pacientes de um Ambulatório de Reprodução Arquivos Brasileiros de Psicologia, vol.
62, núm.
3, 2010, pp.
33-41 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=229017545005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ARTIGOS Eficácia adaptativa de mulheres com história de abortamento, pacientes de um Ambulatório de Reprodução Adaptive efficacy of women with history of induced and spontaneous abortion in a Human Reproduction Ambulatory Maria Geralda Viana Heleno Docente.
Universidade Metodista de São Paulo.
São Paulo.
São Paulo.
Brasil. Endereço para correspondência RESUMO O objetivo principal desta pesquisa foi investigar a eficácia adaptativa de mulheres que haviam vivenciado abortamento provocado e-ou espontâneo e frequentavam um Ambulatório de Reprodução Humana.
O instrumento utilizado foi a entrevista clínica preventiva e a EDAO.
Participaram do estudo dez mulheres pacientes de um ambulatório especializado em Reprodução Assistida.
Os resultados deste trabalho revelaram que o abortamento teve repercussão importante no mundo interno e externo dessas mulheres.
Os abortamentos provocados e espontâneos são relatados com intensa angústia, tristeza e culpa.
A experiência do tratamento para engravidar, somada à experiência anterior de abortamento, intensificaram as angústias dessas mulheres.
Quanto à eficácia adaptativa, duas pacientes apresentaram o diagnóstico operacionalizado de Adaptação Ineficaz Leve ...





Related documents