Satisfação de vida, comprometimento com a carreira e exploração vocacional em estudantes universitários Report as inadecuate




Satisfação de vida, comprometimento com a carreira e exploração vocacional em estudantes universitários - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Claudio Simon Hutz ;Arquivos Brasileiros de Psicologia 2010, 62 1

Author: Marúcia Patta Bardagi

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Arquivos Brasileiros de Psicologia ISSN: 0100-8692 arquivosbrap@psicologia.ufrj.br Universidade Federal do Rio de Janeiro Brasil Patta Bardagi, Marúcia; Hutz, Claudio Simon Satisfação de vida, comprometimento com a carreira e exploração vocacional em estudantes universitários Arquivos Brasileiros de Psicologia, vol.
62, núm.
1, 2010, pp.
159-170 Universidade Federal do Rio de Janeiro Rio de Janeiro, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=229016557016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Arquivos Brasileiros de Psicologia, v.
62, n.
1, 2010. RELATOS DE PESQUISA Satisfação de vida, comprometimento com a carreira e exploração vocacional em estudantes universitários Undergraduate students’ life satisfaction, career commitment and career exploration Marúcia Patta Bardagi; Claudio Simon Hutz Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Rio Grande do Sul, Brasil Endereço para correspondência RESUMO Este estudo parte de uma tese de Doutorado sobre desenvolvimento de carreira no Ensino Superior e teve por objetivo identificar as relações entre satisfação de vida, comprometimento com a carreira e exploração vocacional em alunos de graduação.
Participaram do estudo 939 estudantes, homens e mulheres (50,9%), regularmente matriculados nas diferentes áreas de formação, com idades entre 18 e 30 anos (m=22 anos; sd=2,93 anos), cursando os períodos inicial (36,8%), intermediário (30%) ou final (33,2%) de seus cursos.
Os resultados apontam bons níveis de satisfação de vida, com curso e profissão.
E ainda que alunos de início de curso apresentam maior comprometimento, mas menor exploração, que alunos de final de curso.
Conclui-se que estratégias de apoio ao universi...





Related documents