Impactos de fatores macroeconômicos nas melhores práticas de governança corporativa no brasil Report as inadecuate




Impactos de fatores macroeconômicos nas melhores práticas de governança corporativa no brasil - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Kárem Cristina de Sousa Ribeiro ; Almir Ferreira de Sousa ;Revista de AdministraçãoRAUSP 2007, 42 3

Author: Pablo Rogers

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista de Administração - RAUSP ISSN: 0080-2107 rausp@edu.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Rogers, Pablo; Sousa Ribeiro, Kárem Cristina de; Ferreira de Sousa, Almir Impactos de fatores macroeconômicos nas melhores práticas de governança corporativa no Brasil Revista de Administração - RAUSP, vol.
42, núm.
3, julio-septiembre, 2007, pp.
265-279 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=223417438001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Impactos de fatores macroeconômicos nas melhores práticas de governança corporativa no Brasil RESUMO Pablo Rogers Kárem Cristina de Sousa Ribeiro Almir Ferreira de Sousa A literatura aponta que o desenvolvimento do mercado de capitais depende da instituição de boas práticas de governança corporativa, o que em si dinamizaria o crescimento econômico do país.
A adoção de modelos de governança corporativa eficazes pode aumentar a liquidez, o volume de negociação e a valorização, bem como reduzir a volatilidade das ações das empresas, diminuindo assim a exposição dos retornos das ações a fatores macroeconômicos.
Neste trabalho, tem-se como objetivo investigar se práticas de governança corporativa superiores reduzem a exposição dos retornos das ações a riscos externos, essencialmente a fatores macroeconômicos.
Para o alcance desse objetivo, foram feitas análises comparativas do Índice de Governança Corporativa (IGC) e do Índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Ibovespa) em relação às variáveis macroeconômicas constantes na literatura que mais influenciam o mercado de capitais nacional.
Em termos metodológicos, procedeuse a uma pesquisa descritiva do tipo quantitativa: foram...





Related documents