Contribuição ao estudo do -gerenciamento- de resultados: uma comparação entre as companhias abertas brasileiras emissoras de adrs e não-emissoras de adrs Report as inadecuate




Contribuição ao estudo do -gerenciamento- de resultados: uma comparação entre as companhias abertas brasileiras emissoras de adrs e não-emissoras de adrs - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Yhurika Sandra Tukamoto ;Revista de AdministraçãoRAUSP 2007, 42 1

Author: Alexsandro Broedel Lopes

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Revista de Administração - RAUSP ISSN: 0080-2107 rausp@edu.usp.br Universidade de São Paulo Brasil Broedel Lopes, Alexsandro; Tukamoto, Yhurika Sandra Contribuição ao estudo do -gerenciamento- de resultados: uma comparação entre as companhias abertas brasileiras emissoras de ADRs e não-emissoras de ADRs Revista de Administração - RAUSP, vol.
42, núm.
1, enero-marzo, 2007, pp.
86-96 Universidade de São Paulo São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=223417433008 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Contribuição ao estudo do “gerenciamento” de resultados: uma comparação entre as companhias abertas brasileiras emissoras de ADRs e não-emissoras de ADRs RESUMO Alexsandro Broedel Lopes Yhurika Sandra Tukamoto No presente estudo, tem-se como objetivo investigar se existem diferenças nos níveis de gerenciamento de resultados decorrentes do tipo de norma contábil adotada e se as exigências advindas do processo de cross listing se refletem na qualidade informacional das demonstrações contábeis.
A amostra é composta pelas companhias abertas brasileiras registradas na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), e as demonstrações contábeis foram obtidas na base de dados da Economática e nos sites institucionais.
O período estudado na análise empírica é de dezembro de 1995 a dezembro de 2003.
Com base nas evidências apresentadas na literatura internacional, esperava-se a confirmação de ambas as hipóteses.
Entretanto, as medidas estruturadas para captar indícios da prática de gerenciamento de resultados não apresentaram médias estatisticamente diferentes nas comparações entre os grupos estruturados, contrariando as expectativas iniciais. Palavras-chave...





Related documents