História e ciências sociais: zonas de fronteira Report as inadecuate




História e ciências sociais: zonas de fronteira - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

História São Paulo 2005, 24 1

Author: Fernando Teixeira da Silva

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



História (São Paulo) ISSN: 0101-9074 revistahistoria@unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil da Silva, Fernando Teixeira História e Ciências Sociais: zonas de fronteira História (São Paulo), vol.
24, núm.
1, 2005, pp.
127-166 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=221014791006 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto História e Ciências Sociais: zonas de fronteira Fernando Teixeira da SILVA1 RESUMO: O artigo analisa as relações entre história e ciências sociais, investigando os embates e as reciprocidades conceituais e institucionais entre ambas, ao longo de mais de um século. Trata-se de esboçar um debate que encontra seu ápice de tensão na antropologia estruturalista que, tendo Lévi-Strauss à frente, retoma os confrontos entre a história metódica e a sociologia durkheimiana, cujos desdobramentos atravessaram os combates pela história dos “primeiros Annales”.
Nas últimas décadas, a aproximação entre história e antropologia atualizou o debate, culminando nas atuais reflexões sobre a identidade do ofício do historiador diante da abertura da história em relação às demais ciências humanas, tanto na tradição de uma “história total” quanto nas recentes abordagens microanalíticas. PALAVRAS-CHAVE: História e Ciências Sociais; Historiografia; Interdisciplinaridade Durante um século, a confrontação entre a história e as ciências sociais foi o espaço de um debate difícil, e que ainda hoje permanece 2 inteiramente aberto. As relações da história com as ciências sociais remontam ao momento em que ambas passaram a disputar posições no interior do es...





Related documents