As independências do brasil: ponderações teóricas em perspectiva historiográfica Report as inadecuate




As independências do brasil: ponderações teóricas em perspectiva historiográfica - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

História São Paulo 2005, 24 1

Author: Jurandir Malerba 7474

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



História (São Paulo) ISSN: 0101-9074 revistahistoria@unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil Malerba, Jurandir As Independências do Brasil: ponderações teóricas em perspectiva historiográfica História (São Paulo), vol.
24, núm.
1, 2005, pp.
99-126 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=221014791005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto As Independências do Brasil: ponderações teóricas em perspectiva historiográfica Jurandir MALERBA1 RESUMO: O tema da Independência do Brasil produziu verdadeiras linhagens historiográficas ao longo de quase dois séculos.
Este ensaio visa a sublinhar a característica fundamental da historiografia que é sua própria historicidade, por meio de um exercício comparativo entre os quadros teóricos de interpretação histórica vigentes há três décadas e os que vigoram hoje em dia. PALAVRAS-CHAVE: Independência – Brasil; Independência – Historiografia; Teoria da Historiografia. Em um seminário que tive o privilégio de organizar em 2003, chamado “New Approaches to Brazilian Historiography”, junto ao Centre for Brazilian Studies da Universidade de Oxford, começaram a se desenhar algumas das questões que pretendo desenvolver a seguir.
Para aquela ocasião, eu havia preparado um paper de abertura, onde fazia um balanço da historiografia da 2 Independência nos últimos 25 anos – desde 1980 para cá. Afirmei, naquela oportunidade, que as questões que hoje levantam os historiadores da Independência do Brasil são virtualmente as mesmas que se levantaram nos últimos 180 anos, questões que as diversas gerações de historiadores, com...





Related documents