A formação de um exército à brasileira: lutas corporativas e adaptação institucional Report as inadecuate




A formação de um exército à brasileira: lutas corporativas e adaptação institucional - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

História São Paulo 2010, 29 2

Author: Ernesto SEIDL

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



História (São Paulo) ISSN: 0101-9074 revistahistoria@unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil SEIDL, Ernesto A formação de um Exército à brasileira: lutas corporativas e adaptação institucional História (São Paulo), vol.
29, núm.
2, 2010, pp.
71-94 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=221019007005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto SEIDL, Ernesto. A formação de um exército à brasileira: lutas corporativas e adaptação institucional. A formação de um Exército à brasileira: lutas corporativas e adaptação institucional The formation of an Army in Brazilian way: corporate disputes and institutional adaptation Ernesto SEIDL• Resumo: O artigo aborda o processo de formação do Exército brasileiro no período 1850-1930 e discute o desenvolvimento de perspectivas de análise capazes de integrar, ao estudo de instituições e de elites, as condições históricas e culturais específicas das sociedades em que se inserem.
Assim, busca afinar as discussões em torno da composição e recomposição de grupos dirigentes no Brasil, especialmente de elites burocráticas ou de Estado.
A análise procura redimensionar elementos da dinâmica de construção nacional e de sua história social (criação de instituições, elaboração de representações, formação de elites dirigentes, reconstituição das disputas entre grupos).
Por fim, o trabalho explora as relações entre as esferas militar, política e intelectual e as lógicas nelas acionadas nos confrontos pelos espaços de poder. Palavras-chave: Exército Brasileiro; Construção Nacional; Reprodução Social; Política. Abst...





Related documents