Rumores e política no rio de janeiro e em minas gerais no final do primeiro reinado Report as inadecuate




Rumores e política no rio de janeiro e em minas gerais no final do primeiro reinado - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

História São Paulo 2014, 33 2

Author: Fernanda Cláudia PANDOLFI

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



História (São Paulo) ISSN: 0101-9074 revistahistoria@unesp.br Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho Brasil PANDOLFI, Fernanda Cláudia Rumores e política no Rio de Janeiro e em Minas Gerais no final do Primeiro Reinado História (São Paulo), vol.
33, núm.
2, julio-diciembre, 2014, pp.
307-329 Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho São Paulo, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=221032780015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto História (São Paulo) DOI: 10.1590-1980-436920140002000015 Rumores e política no Rio de Janeiro e em Minas Gerais no final do Primeiro Reinado Rumors and Politics in Rio de Janeiro and Minas Gerais at the end of the First Empire ________________________________________________________________________________ Fernanda Cláudia PANDOLFI Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG, Brasil Contato: ferpandolfi@hotmail.com Resumo: O artigo analisa como os rumores de recolonização do Brasil pelos portugueses disseminados na cidade do Rio de Janeiro e os rumores de que os liberais pretendiam escravizar os pardos, que se espalharam na província de Minas Gerais, influenciaram a formação da opinião pública e contribuíram para o fim do Primeiro Reinado.
A conclusão principal é que os rumores em questão mostraram a importância das relações étnicas e raciais na política, incluíram negros e pardos em um sentimento do que significava ser brasileiro e uniram grupos divergentes em prol da Abdicação e contra os chamados ultrajes impostos pelos portugueses. Palavras-chave: Brasil Império; Minas Gerais no século XIX; imprensa no século XIX; rumores e política; raça e etnia na política. Abstract: The paper e...





Related documents