Editorial Report as inadecuate




Editorial - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior 2014, 19 1

Author: José Dias Sobrinho

Source: http://www.redalyc.org/


Teaser



Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior ISSN: 1414-4077 revistaavaliacao@uniso.br Universidade de Sorocaba Brasil Dias Sobrinho, José EDITORIAL Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, vol.
19, núm.
1, marzo, 2014, pp.
9-11 Universidade de Sorocaba Sorocaba, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=219130127001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto EDITORIAL À educação superior destas últimas décadas se impõem funções e finalidades novas e muito mais complexas que os tradicionais papéis de formação das elites que predominavam em séculos passados. As sociedades destes novos tempos passam por transformações de múltiplos aspectos e junto com elas se modificam alguns conceitos importantes.
Por exemplo, o próprio sentido de elite, dado o valor fundamental da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento mundial centrado na economia, na chamada sociedade do conhecimento.
Ainda que prosperem outros círculos de produção de ciência e tecnologia, a universidade é ainda o principal espaço de geração e socialização de conhecimentos.
Mas a universidade não deve ater-se ao conhecimento útil e de pronta aplicação no mercado, tampouco se limitar à capacitação profissional; muito mais que isso, a universidade tem a responsabilidade de formar cidadãos com valores pessoais e cívicos para o convívio social e a consolidação de sociedades evoluídas e fortalecidas cultural, econômica e moralmente.
A dimensão formadora da educação superior ínsita nas funções de geração e difusão do conhecimento impõe à comunidade acadêmico-universitária (estudantes, professores, administradores.) altas responsabilidades relativamente ao dese...





Related documents