Abolicionismo : considerações geraes do movimento anti-esclavista e sua historia limitada a Jacarehy, que foi um centro de acção no norte do Estado de São PauloReport as inadecuate




Abolicionismo : considerações geraes do movimento anti-esclavista e sua historia limitada a Jacarehy, que foi um centro de acção no norte do Estado de São Paulo - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Relata fatos ocorridos entre 1887 e 1888, relacionados ao movimento abolicionista em Jacareí, município de São Paulo, produtor de café e “centro das hostilidades que a escravidão moveu durante longos annos”. Em 13 de agosto de 1887 foi criado o Club Abolicionista, tendo Antonio Gomes de Azevedo Sampaio como Presidente. A associação tinha como objetivos “auxiliar a emancipação do negro [e] obstar a qualquer insurreição e perturbação do trabalho agrícola do município”, fazendo cumprir a Lei 2.040, de 28 de setembro de 1871. Os membros do Club sofreram perseguições diversas, com proibições de reuniões, processos, provocações e violências. Inclui transcrição de documentos na íntegra, entre eles: requerimento do Senador Dantas sobre o processo por crime de sedição contra abolicionistas, instaurado em Jacareí; artigos publicados no periódico Redempção, no Diário Popular, no Diário Mercantil, e no O Paiz.

Publicador : S. Paulo: Typ. A Vapor Louzada & Irmão

Data de publicação : 1890

Descrição física : 103 p. ; 22 X 15 cm.

Assuntos : Club Abolicionista (Jacareí, SP) | Abolicionismo (1630-1888), história, Jacareí (SP), 1887-1888

Responsabilidade : [Por Antonio Gomes de Azevedo Sampaio]

Endereço para citar este documento : http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/221737





Author: Sampaio, Antonio Gomes de Azevedo, 1839-1914 -

Source: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/221737



DOWNLOAD PDF




Related documents