Curso de direito civil brasileiroReport as inadecuate




Curso de direito civil brasileiro - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Antonio Joaquim Ribas bacharelou-se em Direito, em 1839, obtendo o doutorado no ano seguinte. Além de professor universitário e jurista, foi importante figura política como Conselheiro do Império e deputado à assembléia provincial do estado em diversas legislaturas. Participou das comissões revisoras dos projetos do Código Civil de Teixeira de Freitas e de Joaquim Felício dos Santos. Era grande crítico do estado em que se achava o Direito brasileiro em fins de 1800. Primeiramente editado em 1865, o presente volume é praticamente a primeira obra a realizar a sistematização do Direito Civil em nosso país [

.]. Em sua obra, marcada pelo caráter erudito e humanista, refletem-se e confluem as correntes doutrinárias mais importantes do pensamento jurídico do século XIX. (Ribeiro, Antônio de Pádua. Prefácio. In: Ribas, Antonio Joaquim. Curso de direito civil brasileiro. Brasília : Senado Federal, Conselho Editorial, 2003-. v. 1, p. xv-xvi).

Edição : 2. ed.

Publicador : Rio de Janeiro : Garnier

Data de publicação : 1880

Descrição física : 2 v. (viii, 395; 529) ; 21 cm.

Conteúdo : v.1. Introdução ao estudo do direito civil -- v.2. Parte geral.

Referenciado por : Referência: Blake, Sacramento. Diccionario bibliographico brazileiro. Rio de Janeiro : Typ. Nacional, 1833-1902. v. 1, p. 204.

Assuntos : Direito civil, ensino, Brasil, séc. XIX | Direito civil, Brasil, séc. XIX

Responsabilidade : Antonio Joaquim Ribas

Endereço para citar este documento : http://www2.senado.gov.br/bdsf/handle/id/518691

Notas:

 Todos os exemplares desta edição foram numerados e rubricados pelo autor.

 Inclui marca do editor.

 Inclui notas bibliograficas e índice analítico.

 



Author: Ribas, Antonio Joaquim, 1820-1890 -

Source: http://www2.senado.leg.br/bdsf/handle/id/518691



DOWNLOAD PDF




Related documents