Editorial Report as inadecuate




Editorial - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

ModaPalavra e-periódico 2014, 14

Author: Mara Rúbia Sant’Anna

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=514051623010


Teaser



ModaPalavra e-periódico E-ISSN: 1982-615X modapalavra@gmail.com Universidade do Estado de Santa Catarina Brasil Rúbia Sant’Anna, Mara Editorial ModaPalavra e-periódico, núm.
14, julio-diciembre, 2014 Universidade do Estado de Santa Catarina Florianópolis, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=514051623010 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ModaPalavra e-periódico Editorial No sétimo ano da revista eletrônica ModaPalavra e-periódico, n.
14, o dossiê é destinado à história da moda e, em especial, às discussões em torno de seu ensino e produção historiográfica dos últimos anos. Ainda impera nas grandes editoras a reimpressão de títulos de história da moda que se destinam ao relato dos costumes vestimentares do passado.
Ao lado de títulos como o de James Laver, François Boucher e Karl Köhler, se encontram outros mais recentes, ocupados em relatar a vida de exceção de alguns grandes costureiros ou marcas de Moda.
Multiplicamse também títulos de autores menos internacionais, onde o relato generalizante de maneiras de vestir do passado prevalece, simplificando as sociedades construídas anteriormente, banalizando as relações entre aparência e poder, entre o vestir e o ser.
Muitas vezes, tais livros são adotados como manuais didáticos, utilizados largamente nas disciplinas de História da Moda ofertadas nos cursos superiores e compõem a base bibliográfica de dissertações, monografias de especialização ou de trabalhos de conclusão de curso com pretensões humanistas ou históricas.
Tudo isso evidencia a carência de material historiográfico relativo à Moda mais crítico e firmado nas metodologias da história contemporânea. Temos hoje no Brasil u...





Related documents