Violência e outras vulnerabilidades de gênero em mulheres vivendo com hiv-aids Report as inadecuate




Violência e outras vulnerabilidades de gênero em mulheres vivendo com hiv-aids - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Lilia Blima Schraiber ;Temas em Psicologia 2013, 21 3

Author: Márcia de Lima

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=513751772011


Teaser



Temas em Psicologia ISSN: 1413-389X comissaoeditorial@sbponline.org.br Sociedade Brasileira de Psicologia Brasil de Lima, Márcia; Blima Schraiber, Lilia Violência e Outras Vulnerabilidades de Gênero em Mulheres Vivendo com HIV-Aids Temas em Psicologia, vol.
21, núm.
3, diciembre, 2013, pp.
947-960 Sociedade Brasileira de Psicologia Ribeirão Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=513751772011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 1413-389X Temas em Psicologia – 2013, Vol.
21, nº 3, 947-960 DOI: 10.9788-TP2013.1-EE09PT Violência e Outras Vulnerabilidades de Gênero em Mulheres Vivendo com HIV-Aids Márcia de Lima1 Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, Programa de Pós-Graduação do Departamento de Medicina Preventiva, São Paulo, Brasil Lilia Blima Schraiber Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil Resumo Na feminização do HIV e na articulação com alguns estudos sobre as desigualdades de gênero, identificamos algumas particulares situações contextuais das mulheres que implicam em grandes dificuldades materiais ou simbólicas para que elas se protejam da infecção ou consigam desenvolver comportamentos de maior cuidado em saúde.
Isto nos leva a propor no presente artigo de reflexão teórica a ‘vulnerabilidade de gênero’ como categoria norteadora para estudos sobre contextos de vida de mulheres em que os componentes afetivos e as situações de violência contribuam para as dificuldades, sejam do cuidado na sua saúde, quando portadoras de HIV, ou na prevenção da doença.
Considera-se, portanto, a feminizaçao da aids e as relações desta com a vulnerabilidade de gênero a que as mulheres estão submetidas, com de...





Related documents