Revelação do diagnóstico da infecção pelo hiv no contexto do aconselhamento: a versão do usuário Report as inadecuate




Revelação do diagnóstico da infecção pelo hiv no contexto do aconselhamento: a versão do usuário - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Alberto Olavo Advíncula Reis ;Temas em Psicologia 2013, 21 3

Author: Diva Maria Faleiros Camargo Moreno

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=513751772003


Teaser



Temas em Psicologia ISSN: 1413-389X comissaoeditorial@sbponline.org.br Sociedade Brasileira de Psicologia Brasil Faleiros Camargo Moreno, Diva Maria; Olavo Advíncula Reis, Alberto Revelação do Diagnóstico da Infecção pelo HIV no Contexto do Aconselhamento: A Versão do Usuário Temas em Psicologia, vol.
21, núm.
3, diciembre, 2013, pp.
591-609 Sociedade Brasileira de Psicologia Ribeirão Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=513751772003 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 1413-389X Temas em Psicologia – 2013, Vol.
21, nº 3, 591-609 DOI: 10.9788-TP2013.3-EE01PT Revelação do Diagnóstico da Infecção pelo HIV no Contexto do Aconselhamento: A Versão do Usuário Diva Maria Faleiros Camargo Moreno1 Coordenadora de Unidade Básica de Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de São Paulo Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil Alberto Olavo Advíncula Reis Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil Resumo A partir de uma investigação realizada em dois Centros de Testagem e Aconselhamento em DST-Aids de São Paulo, objetiva-se descrever processos de revelação do diagnóstico da infecção pelo HIV no contexto do aconselhamento sorológico.
O estudo envolveu 14 sujeitos entrevistados após a revelação do resultado do teste.
Conceitos da teoria psicanalítica de D.
W.
Winnicott foram utilizados para analisar e compreender os processos de aconselhamento investigados.
Os resultados mostraram que o enfrentamento do diagnóstico da infecção pelo HIV e o desejo de cuidar da saúde a partir da revelação do resultado reagente têm efeitos variados nos sujeitos, dependendo do modo como o aconselha...





Related documents