Escala da avaliação da competência da leitura pelo professor eacol – evidências de validade de critério Report as inadecuate




Escala da avaliação da competência da leitura pelo professor eacol – evidências de validade de critério - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Ângela Maria Vieira Pinheiro ;Temas em Psicologia 2013, 21 2

Author: Patrícia Silva Lúcio

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=513751532015


Teaser



Temas em Psicologia ISSN: 1413-389X comissaoeditorial@sbponline.org.br Sociedade Brasileira de Psicologia Brasil Silva Lúcio, Patrícia; Vieira Pinheiro, Ângela Maria Escala da Avaliação da Competência da Leitura pelo Professor (EACOL) – Evidências de Validade de Critério Temas em Psicologia, vol.
21, núm.
2, diciembre, 2013, pp.
499-511 Sociedade Brasileira de Psicologia Ribeirão Preto, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=513751532015 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto ISSN 1413-389X Temas em Psicologia – 2013, Vol.
21, nº 2, 499-511 DOI: 10.9788-TP2013.2-15 Escala da Avaliação da Competência da Leitura pelo Professor (EACOL) – Evidências de Validade de Critério Patrícia Silva Lúcio1 Departamento de Psicologia e Psicanálise da Universidade Estadual de Londrina, Londrina, Brasil Ângela Maria Vieira Pinheiro Departamento de Psicologia da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil Resumo A Escala da Avaliação da Competência da Leitura pelo Professor (EACOL) foi criada com o objetivo de fornecer uma maneira rápida e de baixo custo para a triagem das dificuldades de aprendizagem dos alunos pelos professores.
O presente estudo investiga a concordância entre o desempenho de crianças na leitura em voz alta de palavras isoladas e a avaliação dos professores na EACOL.
Foram avaliadas 137 crianças (52% do sexo feminino) cursando do 2º ao 5º ano de escolarização da cidade de Belo Horizonte.
Em geral, as correlações entre o desempenho das crianças na leitura de palavras e a EACOL foram moderadas, sendo que a maior concordância de desempenho esteve entre as classificações de habilidade mais baixas.
Os resultados são promissores, mas apont...





Related documents