Caça ao tesouro num espaço de múltiplas dimensões. silva, aldo a. dantas da; galeno, alex org.. geografia: ciência do complexus – ensaios transdisciplinares. porto alegre: sulina, 2004. 334 p. Report as inadecuate




Caça ao tesouro num espaço de múltiplas dimensões. silva, aldo a. dantas da; galeno, alex org.. geografia: ciência do complexus – ensaios transdisciplinares. porto alegre: sulina, 2004. 334 p. - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia 2006, 31

Author: Margarida Maria Knobbe

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=495550187020


Teaser



Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia ISSN: 1415-0549 revistadafamecos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil Knobbe, Margarida Maria Caça ao tesouro num espaço de múltiplas dimensões.
SILVA, Aldo A.
Dantas da; GALENO, Alex (org.).
Geografia: ciência do complexus – ensaios transdisciplinares. Porto Alegre: Sulina, 2004.
334 p. Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, núm.
31, diciembre, 2006, pp.
143-144 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=495550187020 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto RESENHA Caça ao tesouro num espaço de múltiplas dimensões U SILVA, Aldo A.
Dantas da; GALENO, Alex (org.). Geografia: ciência do complexus – ensaios transdisciplinares.
Porto Alegre: Sulina, 2004.
334 p. Margarida Maria Knobbe UFRN m mapa inacabado, à guisa de introdução, e onze ensaios constroem nesta obra as pistas para uma caça aos tesouros da geografia.
Uma frase de Marcel Proust, escolhida como epígrafe do livro, é o tiro de largada para a aventura: “Uma verdadeira viagem de descobrimento não é encontrar novas terras, mas ter um olhar novo”. O olhar novo, aqui, não se restringe aos estudos geográficos.
Ao contrário, incita atitudes transversais, transcendendo disciplinaridades, conforme propõe Morin para as ciências da complexidade.
E é este o primeiro tesouro desvelado: a identificação da presença de um conhecimento multidimensional na geografia, e formador de uma epistemologia da complexidade, por princípio.
Nas palavras dos próprios organizadores do livro, “torna-se claro que a geografia não é a ciência da mera descrição fria dos elemen...





Related documents