Corpo, oralidade e letramento na cidade contemporânea: materialidades e construções simbólicas Report as inadecuate




Corpo, oralidade e letramento na cidade contemporânea: materialidades e construções simbólicas - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia 2012, 19 1

Author: JOSÉ CARDOSO FERRÃO NETO

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=495551010016


Teaser



Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia ISSN: 1415-0549 revistadafamecos@pucrs.br Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Brasil CARDOSO FERRÃO NETO, JOSÉ Corpo, oralidade e letramento na cidade contemporânea: materialidades e construções simbólicas Revista FAMECOS: mídia, cultura e tecnologia, vol.
19, núm.
1, enero-abril, 2012, pp.
264 -279 Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul Porto Alegre, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=495551010016 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto Revista FAMECOS mídia, cultura e tecnologia Imagens Corpo, oralidade e letramento na cidade contemporânea: materialidades e construções simbólicas1 Body, orality and literacy in the contemporary city: material supports and symbolic constructions JOSÉ CARDOSO FERRÃO NETO Professor da Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ.
joseferrao@uol.com.br RESUMO ABSTRACT O artigo é uma reflexão sobre o corpo, como suporte material dos meios e modos de comunicação e sua inserção na paisagem urbana.
A partir de um trabalho de campo baseado na observação participante da presença do homem e seus media, em uma das ruas mais movimentadas do centro do Rio de Janeiro contemporâneo, descortinam-se práticas sociais e representações ligadas aos diferentes regimes de processamento da informação, a oralidade e o letramento.
As performances públicas, onde se dá o intercâmbio material e simbólico, ainda revelam a relação orgânica do corpo com as tecnologias, que estendem os sentidos e constroem ricas e variadas teias de remediação do tempo, do espaço e da memória. This article is a reflection on body as a material support for the media and the ...





Related documents