A saúde e o trabalho no contexto da prática do cuidar em enfermagem Report as inadecuate




A saúde e o trabalho no contexto da prática do cuidar em enfermagem - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Cogitare Enfermagem 2008, 13 1

Author: Donatella Camerino

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=483648978001


Teaser



Cogitare Enfermagem ISSN: 1414-8536 cogitare@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Camerino, Donatella A SAÚDE E O TRABALHO NO CONTEXTO DA PRÁTICA DO CUIDAR EM ENFERMAGEM Cogitare Enfermagem, vol.
13, núm.
1, enero-marzo, 2008, p.
7 Universidade Federal do Paraná Curitiba - Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=483648978001 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 7 EDITORIAL A SAÚDE E O TRABALHO NO CONTEXTO DA PRÁTICA DO CUIDAR EM ENFERMAGEM Participando do 2º Seminário Internacional do Trabalho e Enfermagem – SITEN, em Curitiba no mês de Abril de 2008, e, como educadora e psicóloga da Universidade de Estudos de Milão, compreendo que o desenvolvimento e as oportunidades da profissão de enfermagem no Brasil dependem de modo significativo, dos recursos e da organização do sistema vigente de saúde, em todo seu complexo.
Pude perceber que a Saúde no Brasil se depara com recursos limitados e que os fundos disponíveis não cobrem a demanda crescente, paradoxalmente, para ter uma boa assistência de saúde existe a necessidade de investimento de recursos materiais, técnicos e humanos. Conjugar o direito à saúde com o limite dos recursos, em base de critérios compartilhados, é uma tarefa complexa que deveria envolver todos os atores do sistema de saúde, e assim trabalharem considerando a ética. Pensar e agir de forma ética é estar em acordo sobre o que determinaria uma saúde de qualidade para o cidadão, utilizando, da melhor forma, os recursos, como, por exemplo, desenvolver a prevenção primária e a educação sanitária de forma que o homem adoeça menos e, mais tarde durante o processo saúde e doença, preparar-se para enfrentar a emergência e trabal...





Related documents