Ensino de enfermagem: quem discute e o que é discutido? Report as inadecuate




Ensino de enfermagem: quem discute e o que é discutido? - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Mariana Mendonça Zanin ; Robson Douglas de Oliveira ; Érica de Oliveira Borba ; Luiz Alberto Gasparin ; Vera Lucia Manica ;Cogitare Enfermagem 2011, 16 2

Author: Eduardo Borba Neves

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=483648967022


Teaser



Cogitare Enfermagem ISSN: 1414-8536 cogitare@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Borba Neves, Eduardo; Mendonça Zanin, Mariana; de Oliveira, Robson Douglas; de Oliveira Borba, Érica; Gasparin, Luiz Alberto; Manica, Vera Lucia ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO? Cogitare Enfermagem, vol.
16, núm.
2, abril-junio, 2011, pp.
348-352 Universidade Federal do Paraná Curitiba - Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=483648967022 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto 348 ENSINO DE ENFERMAGEM: QUEM DISCUTE E O QUE É DISCUTIDO? Eduardo Borba Neves1, Mariana Mendonça Zanin2, Robson Douglas de Oliveira2, Érica de Oliveira Borba3, Luiz Alberto Gasparin 2, Vera Lucia Manica2 RESUMO: O presente trabalho teve por objetivo descrever de que forma o Ensino de Enfermagem vem sendo discutido e o perfil dos autores que discutem esse tema.
A pesquisa de revisão sistemática foi operacionalizada por meio da busca eletrônica de artigos indexados na base de dados SciELO, por meio do descritor “Ensino de Enfermagem”, em “Assunto”, no dia 15 de abril de 2010.
Foram analisados todos os artigos encontrados, perfazendo um universo de 11 trabalhos.
Os resultados sugerem que a pesquisa científica na área do Ensino de Enfermagem ainda é pouco desenvolvida e que os autores dos artigos analisados possuem formação acadêmica adequada à reflexão neste tema.
O principal foco dos estudos são as mudanças sofridas ou, em alguns estudos, a necessidade de mudanças no Ensino de Enfermagem para atender ao contexto econômico, político e social e as evoluções das políticas públicas de saúde ao longo do tempo. PALAVRAS-CHAVE: Ensino de enfermagem; Educação; Saúde. NU...





Related documents