Gerenciamento de enfermagem no controle de perdas evitáveis de imunobiológicos Report as inadecuate




Gerenciamento de enfermagem no controle de perdas evitáveis de imunobiológicos - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

Cristiano Caveião ; Fernanda Crosewski ;Cogitare Enfermagem 2014, 19 4

Author: Vanessa Comassetto Oliveira

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=483647663005


Teaser



Cogitare Enfermagem ISSN: 1414-8536 cogitare@ufpr.br Universidade Federal do Paraná Brasil Comassetto Oliveira, Vanessa; Caveião, Cristiano; Crosewski, Fernanda GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM NO CONTROLE DE PERDAS EVITÁVEIS DE IMUNOBIOLÓGICOS Cogitare Enfermagem, vol.
19, núm.
4, octubre-diciembre, 2014, pp.
679-686 Universidade Federal do Paraná Curitiba - Paraná, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=483647663005 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto GERENCIAMENTO DE ENFERMAGEM NO CONTROLE DE PERDAS EVITÁVEIS DE IMUNOBIOLÓGICOS Vanessa Comassetto Oliveira1, Cristiano Caveião2, Fernanda Crosewski3 Enfermeira.
Doutoranda em Enfermagem.
Professora das Faculdades Integradas do Brasil.
Curitiba-PR-Brasil. Enfermeiro.
Doutorando em Enfermagem.
Professor das Faculdades Integradas do Brasil.
Curitiba-PR-Brasil. 3 Enfermeira.
Especialista em Enfermagem na Saúde da Família.
Secretaria de Saúde do Estado do Paraná.
Curitiba-PR-Brasil. 1 2 RESUMO: Os imunobiológicos são termolábeis, mantidos sob refrigeração desde o laboratório produtor até a sua administração.
Este estudo teve como objetivos levantar o número e identificar as causas de perdas evitáveis de imunobiológicos no estado do Paraná, no período de 2009 a 2012.
É um estudo exploratório retrospectivo quantitativo, cujos dados foram obtidos na base de dados do Sistema de Informação de Apuração de Imunobiológicos Utilizados do Paraná.
O total das perdas de imunobiológicos por causas evitáveis foram de 3.437.552 doses, sendo que 95% das perdas foram vacinas do calendário básico de vacinação.
Pode-se identificar que ocorreram falhas na organização do serviço e-ou no processo de trabalho da enfermagem, por se ...





Related documents