As contribuições de robert boyle à química face a uma visão interdisciplinar com a geografia Report as inadecuate




As contribuições de robert boyle à química face a uma visão interdisciplinar com a geografia - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

HOLOS 2005, 1

Author: L. I. Medeiros

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481549263011


Teaser



HOLOS ISSN: 1518-1634 holos@ifrn.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Brasil Medeiros, L.
I. AS CONTRIBUIÇÕES DE ROBERT BOYLE À QUÍMICA FACE A UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR COM A GEOGRAFIA HOLOS, vol.
1, mayo, 2005, pp.
112-119 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Natal, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=481549263011 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto MEDEIROS (2005) AS CONTRIBUIÇÕES DE ROBERT BOYLE À QUÍMICA FACE A UMA VISÃO INTERDISCIPLINAR COM A GEOGRAFIA L.
I.
Medeiros Aluna da curso de Licenciatura Plena em Geografia do Centro Federal de Educação Tecnológica do Rio Grande do Norte; leticiageog@yahoo.com.br Recebido em outubro de 2004 e Aceito em abril de 2005 RESUMO No século XVII, o físico e químico irlandês, Robert Boyle, merece um papel de destaque na química pois ele auxiliou no desenvolvimento teórico desta ciência.
Em 1660, ao publicar sua primeira obra científica não-aristotélica sobre a pressão atmosférica e o vácuo, baseado nos trabalhos de Galileu, Pascal e Torricelli, Boyle travou um conflito de idéias com o aristotélico Thomas Hobbes.
Em 1662, em resposta aos ataques de Hobbes, Boyle publica um livro onde consta a lei da relação entre a pressão e o volume dos gases.
Em 1670, através de uma experiência feita com um tubo de vidro em forma de J, ele concluiu a lei dos gases, cuja declara que em uma temperatura constante, o volume e a pressão de um gás são inversamente proporcionais.
Objetiva-se com esta pesquisa promover a interdisciplinaridade entre as disciplinas da química e da ciência geográfica, através de um resgate histórico sobre a lei dos ...





Related documents