Minerais contaminantes do caulim da mina ipixuna, no estado do pará: características e interferências no beneficiamento mineral Report as inadecuate




Minerais contaminantes do caulim da mina ipixuna, no estado do pará: características e interferências no beneficiamento mineral - Download this document for free, or read online. Document in PDF available to download.

R. M. KAUTZMANN ; C. O. PETTER ; C. H. SAMPAIO ;HOLOS 2014, 3

Author: S. SABEDOT

Source: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=481547172041


Teaser



HOLOS ISSN: 1518-1634 holos@ifrn.edu.br Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Brasil SABEDOT, S.; KAUTZMANN, R.
M.; PETTER, C.
O.; SAMPAIO, C.
H. MINERAIS CONTAMINANTES DO CAULIM DA MINA IPIXUNA, NO ESTADO DO PARÁ: CARACTERÍSTICAS E INTERFERÊNCIAS NO BENEFICIAMENTO MINERAL HOLOS, vol.
3, 2014, pp.
349-357 Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte Natal, Brasil Disponível em: http:--www.redalyc.org-articulo.oa?id=481547172041 Como citar este artigo Número completo Mais artigos Home da revista no Redalyc Sistema de Informação Científica Rede de Revistas Científicas da América Latina, Caribe , Espanha e Portugal Projeto acadêmico sem fins lucrativos desenvolvido no âmbito da iniciativa Acesso Aberto SABEDOT ET AL.
(2014) MINERAIS CONTAMINANTES DO CAULIM DA MINA IPIXUNA, NO ESTADO DO PARÁ: CARACTERÍSTICAS E INTERFERÊNCIAS NO BENEFICIAMENTO MINERAL S.
SABEDOT¹; R.
M.
KAUTZMANN2; C.
O.
PETTER3 e C.
H.
SAMPAIO4 ¹Curso de Mestrado Avaliação de Impactos Ambientais - UNILASALLE sabedot@unilasalle.edu.br 2 Curso de Mestrado Avaliação de Impactos Ambientais - UNILASALLE rubensm@unilasalle.edu.br 3 Laboratório de Processamento Mineral – UFRGS cpetter@ufrgs.br 4 Laboratório de Processamento Mineral – UFRGS sampaio@ufrgs.br Artigo submetido em novembro-2013 e aceito em dezembro-2013 DOI: http:--dx.doi.org-10.15628-holos.2014.1749 RESUMO A mina Ipixuna extrai caulim sedimentar e produz matéria-prima final para a indústria do papel.
O minério varia devido a presença de minerais contaminantes. Whiteness, yellowness e composição química são parâmetros importantes no processamento mineral. Visualmente, minério com cor vermelha ou amarela é descartado, e com cor clara é aproveitado.
Nesta pesquisa, as análises com espectrofotometria, estereomicroscopia e mineralogia com amostras de minério mostraram que a mineralogia contaminante é um indicador importante na tom...





Related documents